Importância das mídias sociais_

Muito se fala sobre mídias sociais, mas poucos realmente entendem o que é este fenômeno e a importância que elas têm atualmente.

Na mídia social existe espaço para os anônimos e também para grandes empresas. E, por que não, até para os meios de comunicação impressa.

“O jornalismo tradicional está se adaptando às novas tendências e deseja cada vez mais produzir conteúdo na internet e lidar com a influência das redes sociais”, garante a revista Webinsider.

Grandes organizações como a Rede Globo, com o seu G1 e a Record, com o seu portal R7 já despertaram para o crescimento das mídias sociais e a abertura para maior interatividade com seu público.

Não se pode ignorar o poder que elas têm hoje e o fato é que, na verdade, tornou-se uma tendência que funciona. Na versão interativa da web (internet 2.0), é possível fazer muito mais com muito menos, garantem os especialistas. Todos os dias milhares de pessoas são atraídas por plataformas de mídias sociais e cada vez mais se vê novas ferramentas surgindo, com empresas entrando no meio da brincadeira.

É preciso estar perto do consumidor e as mídias sociais proporcionam isso às empresas que querem interagir com seu cliente, conhecer sua opinião, fidelizar, dar algum retorno e fortalecer sua marca na web.

Silvia Bassi, da IDG, diz que os meios de comunicação de massa e agências de publicidade estão experimentando entender as novas mídias e as mudanças que elas ocasionam. Na sua opinião, cabe aos veículos mudarem a cabeça dos jornalistas para aprenderem e se adaptarem a trabalhar com novas mídias.

Já é possível, há algum tempo, monitorar e analisar, com base na avalanche de conteúdo já construído, o que os consumidores estão falando, pensando e postando em meios como blogs, fóruns e comunidades virtuais. Isso facilita imensamente o trabalho de captar um a um os formadores de opinião .

Um jornal que pode ser citado como exemplo de inclusão em novos meios e que está atento à interatividade proporcionada pela Web 2.0 é o Zero Hora do grupo RBS. As versões online do Zero Hora e do Diário Gaúcho costumam explorar os blogs como formato de comunicação entre jornalistas e redatores e os leitores, assim como o portal CLICRBS e os sites de outros veículos do grupo.

Além disso, redes sociais são mídias perfeitas para entender o impacto de um lançamento de produto ou campanhas de marketing, identificar e gerenciar crises e a saúde de marcas.

Em meio a muitas reuniões, simpósios, rodas de debate com especialistas de diversas áreas e profissionais de comunicação a conclusão tirada é que:  Não seguir a nova tendência será como reduzir as chances de sucesso dentro da nova geração da internet,  penso eu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s