Conceito

Para entender qual é o papel do publicitário e, conseqüentemente, o papel da publicidade, precisamos ir um pouco mais fundo na cultura de nossa sociedade. A partir da revolução industrial, no final do século XVIII, passamos por mudanças estruturais. Houve o enfraquecimento de instituições que antes eram responsáveis por influenciar de maneira decisiva no modo de pensar da população, como a Igreja, a família e a escola.

Com o crescimento do consumo, da oferta de produtos, da população nas cidades, a diminuição do poder da igreja nas decisões das pessoas, a diminuição do tempo de convívio entre os familiares, houve uma importante mudança na forma como expressamos nossa cultura. Os produtos passam a ser uma forma importante de reprodução cultural. Eles carregam significados e códigos que são aprendidos e decifrados socialmente. Os produtos passam a ser capazes de criar estilos de vida, classificar as pessoas, eles se tornam formas importantes de comunicação social.

Não que os produtos anteriormente também não possuíssem significados. Uma coroa sempre mostrou quem era o rei. Um anel de ouro há muito tempo distingue as pessoas de posse das sem tanta sorte. A batina mostra para nós há séculos a profissão de um padre. Entretanto, na sociedade de consumo contemporânea os significados dos produtos ganharam maior complexidade. Vamos dar como exemplo um casaco de pele. O que ele diz sobre a pessoa que faz seu uso? Essa pessoa é provavelmente financeiramente rica, e se importa com sua aparência, com a moda. Esse mesmo casaco mostra que essa pessoa não tem responsabilidade ecológica, e ela provavelmente deve estar indo para uma festa ou evento especial. Um mesmo produto tem vários significados, e são usados pelas pessoas para dizer algo sobre elas, mesmo que inconscientemente. Sem os produtos nossa sociedade perderia grande parte da sua cultura, de como classificamos o mundo e damos significados a ele.

Portanto, a importância dos produtos vai muito além de suas características físicas. Quando compramos um carro, queremos não só facilitar nossa locomoção, mas também se comunicar com os outros. A importância da propaganda é que ela cria sentido para os produtos. Através de anúncios, filmes, banners, estamos dando sentido aos produtos em lançamento, ou mudando os sentido daqueles que já existem, estamos ensinando à população quais são os códigos que os produtos possuem, e como fazer uso deles. Temos que entender que a propaganda não apenas informa o preço do produto e onde podemos comprá-lo. Estamos sim criando sentido para eles.

Entretanto, vale a pena lembrar que nosso hábito de consumo de meios de comunicação está mudando. Só para citar um novo número disponibilizado pela Futura, 35% da população da Grande Vitória tem acesso à Internet. Esses mesmos internautas ficam em média 2 horas e 7 min plugados na rede por dia. Bom, se estamos mudando os meios de comunicação que usamos, a forma como construímos os significados dos produtos também está mudando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s